Passeios de fim de semana: Descubra destinos incríveis nos arredores de Belo Horizonte
Com vontade de respirar ar puro e ver novas paisagens? Nas proximidades de Belo Horizonte existem destinos incríveis que você pode conhecer, num bate e volta ou em um fim de semana. Cidades históricas, pousadas aconchegantes, cachoeiras deslumbrantes e parques ecológicos são algumas das opções, perfeitas para relaxar e descansar. É só escolher o destino de sua preferência e organizar o roteiro.
Confira alguns destinos imperdíveis!
Ouro Preto
Patrimônio Histórico da Humanidade, Ouro Preto encabeça a lista como cidade mais famosa do interior de Minas. Com o maior acervo arquitetônico de arte barroca no Brasil, a cidade esbanja igrejas banhadas a muito luxo e não esquece seus tempos passados do auge do Ciclo do Ouro. Vale a pena ainda visitar as minas antigas nos arredores, como a Mina da Passagem (no caminho para Mariana) e a Mina do Chico Rei.
Também não faltam museus lembrando períodos históricos do país e da região. É um passeio cultural imperdível no estado, e fica a apenas 100 km de BH – ou menos de duas horas de viagem.
Mariana
A cidade mais antiga de Minas Gerais guarda um ambiente ainda rústico, bem de interior, mas não deixa de apresentar suas igrejas imponentes, museus interessantes e outras relíquias do barroco e do Ciclo do Ouro.
A Mina da Passagem está entre as maiores do mundo abertas para visitantes. O destino ainda é famoso pela culinária mineira, com restaurantes de alto nível.
Cordisburgo e Gruta do Maquiné
Essa cidade é famosa por ser a cidade em que nasceu o escritor Guimarães Rosa. Além desse detalhe, a cidade ainda se tornou conhecida por ter como principal ponto turístico a Gruta do Maquiné que foi descoberta no ano de 1825 por um fazendeiro chamado Joaquim Maria Maquiné. A gruta é fascinante e possui sete salões com iluminação especial para receber os turistas.
Santuário do Caraça
O Santuário do Caraça está situado em Catas Altas, a 120,3 km de Belo Horizonte, via BR-381. Ele oferece muitos atrativos de interesse turístico, como a Igreja de Nossa Senhora Mãe dos Homens, o Museu do Colégio do Caraça e o Museu Sacro, Pinacoteca, Calvário, trilhas, cachoeiras como a da Cascatona, Cascatinha, o mirante em Pinheiros, Cruzeiro com Mirante para o complexo do Caraça, além da deliciosa e farta comida servida no restaurante.
Diamantina
A cidade foi escolhida como Patrimônio Cultural da Humanidade por conta de suas igrejas barrocas, casarões coloniais e ruas iluminadas a lamparina. Bastante rústico, o destino ainda reserva maravilhas da natureza nos arredores, tudo graças à Serra do Espinhaço. São trilhas que levam a grutas, rios e cachoeiras.
Capitólio
Capitólio é um dos maiores paraísos da natureza no estado. Com 280 km de distância para BH, ou quatro horas de estrada, já quase na divisa com São Paulo, o destino é terra do lago artificial formado pela hidrelétrica de Furnas. Um dos maiores do mundo, e quatro vezes maior que a Baía de Guanabara, no Rio, por exemplo. A paisagem da região ainda tem cânions enormes, cachoeiras belíssimas (como a da Lagoa Azul, principal ponto turístico de lá) e grutas misteriosas. Existem ainda trilhas como a do Morro do Chapéu, um mirante natural de tirar o fôlego.
Serra do Cipó
Apenas 100 km ao norte de Belo Horizonte, a Serra do Cipó é uma região incrível que merece a visita. Um verdadeiro recanto de esportistas e aventureiros, ela abriga todos os tipos de atividade na natureza. Desde o trekking e mountain bike mais simples até os elaborados rapel, alpinismo e rafting, há alternativas para todos.
Além de rios, cachoeiras, piscinas naturais e muito verde, o local também reserva um ecossistema muito rico, com direito a animais raros: onças-pardas, tamanduás-bandeira e lobos-guarás. E ainda é possível passear de cavalo por algumas áreas do parque nacional.
Congonhas
Congonhas fica a 80 km de Belo Horizonte e é mais um destino bastante histórico e cultural.
A Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos é a principal atração da cidade e se tornou Patrimônio Mundial pela Unesco na década de 80. É um enorme complexo barroco que tem como destaque as esculturas dos 12 profetas em pedra-sabão esculpidas por Aleijadinho.
Inhotim
Localizado na cidade de Brumadinho, o Instituto Inhotim é o maior museu a céu aberto do mundo. O lugar tem um paisagismo incrível, além das instalações, que são super diferentes e interativas.
Nesse instituto você terá acesso a 100 hectares de belos jardins botânicos em que poderá conhecer mais sobre espécies raras. Aproveite ainda para ver as obras contemporâneas expostas.
Gostou das dicas? Na retomada das suas viagens turísticas você pode contar com a Transponteio Transportes e Serviços Ltda. no serviço de Fretamento de Veículos para Viagens.
Estamos à disposição para atendê-lo. Oferecemos o veículo apropriado, de acordo com a quantidade de pessoas que irão participar do passeio, veículos confortáveis e motoristas capacitados. Viaje com conforto, segurança e em um ambiente totalmente limpo e esterilizado.
Entre em contato com a nossa equipe e agende a sua viagem!
Fonte: Guia Viagens Brasil