Turismo de proximidade traz expectativa de recuperação da economia no estado
Conhecido por ter o maior número de municípios no Brasil, o Estado de Minas Gerais aproveita a tendência do turismo regional para atrair visitantes e reposicionar-se no mercado, com aposta em ecoturismo, turismo de aventura, gastronômico, cultural e histórico.
O turismo rodoviário deverá ganhar força nos próximos meses em detrimento das viagens aéreas. Como carro-chefe, estará em destaque o “turismo de proximidade”, que significa deslocamentos mais curtos, no máximo num raio de 200 quilômetros em torno das capitais e grandes cidades. Essa avaliação é do Ministério do Turismo, que lançou, neste mês de outubro, em Ouro Preto, na Região Central de Minas, o Plano Nacional de Retomada do Turismo, com foco na segurança para a volta às atividades e no emprego.
A retomada das viagens e da atividade turística será uma grande oportunidade para reativar a máquina econômica, que foi duramente afetada em mais de seis meses de pandemia.
Turismo de proximidade
O plano “Minas para Minas”, programa do governo estadual, prevê a volta gradual das atividades do turismo. Um diferencial do plano, de acordo com a subsecretária de Estado de Turismo de Minas Gerais, Marina Simão, é o incentivo para o próprio mineiro.
O “Minas para Minas” atuará alinhado ao “Minas Consciente – Retomando a economia do jeito certo”. O objetivo é incentivar a atividade turística no estado para o próprio mineiro, o chamado turismo de proximidade.
“A gente já viu nas tendências que o turista vai retomar as suas viagens para locais próximos, ele vai viajar períodos mais curtos e distâncias mais curtas. Então, é o momento que a gente vai trabalhar muitos destinos para o próprio mineiro”, explica Marina Simão.
O turismo de proximidade é a aposta dos viajantes e foi pensando nisso que foi desenhada esta proposta de retomada.
De acordo com Marina Simião, subsecretária de Turismo da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, a falta de liberdade fez com que, de modo geral, o público valorizasse ainda mais o seu ir e vir. “A liberdade de conhecer lugares diferentes, de conhecer pessoas, culturas, modos de vida, paisagens e geografias. Eu acho que o Turismo é a possibilidade de encontro, e não só uma atividade supérflua”, completa. “Literalmente tem muito para descobrir e redescobrir em Minas Gerais, como o turismo de aventura, a gastronomia, boas oportunidades, produtos e coisas lindas para mostrar para quem ainda não teve oportunidade de conhecer. Quem vem, vai se encantar. Quem já veio, vai redescobrir uma nova Minas Gerais”.
A subsecretária, ressalta que as medidas serão tomadas visando sempre a saúde de turistas e moradores e respeitando as recomendações de combate ao novo coronavírus. “Se alguém tinha dúvida do impacto econômico e quão estratégico é ter uma atividade turística organizada, planejada e salutar, essa pandemia veio para mostrar que precisamos dela”.
Retome o prazer de viajar!
Para a retomada da atividade de turismo, conte com a Transponteio.
Contamos com uma equipe de profissionais experientes e devidamente treinados para oferecer viagens turísticas seguras e confortáveis. Organize a sua viagem com a família ou excursão e entre em contato com a gente!