O Lobo-guará está em extinção?

No Santuário do Caraça, em Minas Gerais, ele ainda pode ser visto todas as noites

A nota de R$ 200 já está em circulação no País e a curiosidade sobre o lobo-guará, animal que estampa um dos lados da nova cédula aumentou. Poucos sabiam, até então, que o lobo-guará é uma espécie vulnerável na natureza e que corre o risco de entrar em extinção.

Porém, o animal ainda pode ser visto todas as noites no Santuário do Caraça, em Catas Altas, na Região Central de Minas Gerais. O local é cercado por mata atlântica e vegetação de cerrado, ambiente do lobo-guará.

Os padres perceberam a presença do lobo na região há 38 anos atrás. Eles dizem que o animal aparecia e revirava as lixeiras do santuário. Só que em vez de espantá-lo, os religiosos decidiram pela aproximação.

O lobo sobe a escadaria do santuário praticamente toda noite e vai para frente da igreja. Lá, ele encontra uma bandeja com ossos, carnes e frutas preparada pelo pessoal do local.

Quem visita o Santuário do Caraça, em Catas Altas, pode vivenciar esse momento especial.

Santuário do Caraça
Localizado nas cidades de Catas Altas e Santa Bárbara, com área de mais de 11 mil hectares, o local é uma enorme e bem preservada reserva florestal, que pertence à Província Brasileira da Congregação da Missão. Apesar de parecer um parque florestal público, a área é uma Reserva Particular do Patrimônio Natural.

O turista deve comprar o ingresso para visitar o parque e pode permanecer durante todo o dia na região percorrendo trilhas e visitando cachoeiras, além de poder explorar o próprio santuário, que por si só já é um passeio maravilhoso.

Para quem pretende visitar as cachoeiras, o ideal é chegar quando o parque estiver abrindo. Algumas trilhas são longas e o passeio poderá demorar um dia inteiro. Os que preferirem apenas conhecer o santuário e suas instalações poderão fazer o passeio em menos de três horas. A visita inclui a Igreja neogótica que liga as duas alas laterais do antigo prédio, em estilo barroco, e as ruínas do antigo colégio e da escola apostólica. No Caraça, há ainda lanchonete, restaurante e um belo mirante a poucos minutos de caminhada.

Há quem prefira um contato ainda mais direto com o lugar. Nesse caso, vale a pena hospedar-se por lá. Uma noite no Caraça é disputadíssima e reservas são feitas com meses de antecedência. A pousada possui 41 apartamentos e quartos com banheiros externos, além de algumas casas. As diárias são com pensão completa, incluindo café da manhã, almoço e jantar.
A grande atração para quem permanece hospedado, além da paz transmitida pelo santuário, são os lobos-guarás que se acostumaram a ser alimentados pelos religiosos. Eles aparecem todos os dias, a partir de 18h30, e comem os alimentos deixados em frente à porta da igreja. O convívio é pacífico.

Agende este passeio para quando pudermos retomar nossas viagens turísticas.

A Transponteio continua aqui, para compartilhar bons momentos com você!

Fonte:
https://g1.globo.com/mg/minas-gerais
https://guia.melhoresdestinos.com.br/santuario-do-caraca-206-5844-l.html

Fale Conosco