Transporte Fretado: ao Contratar, Verifique se o Veículo está em Situação Regular

Se você ou a sua empresa precisa utilizar o transporte fretado, seja para uma excursão ou para fins corporativos, como o transporte de funcionários, alguns cuidados são necessários para que as viagens de ônibus sejam realizadas com segurança e conforto.

A principal recomendação é contratar apenas empresas devidamente autorizadas, pois a utilização do transporte irregular traz riscos para os passageiros, já que os veículos não passam pelas vistorias técnicas exigidas, além de não haver a garantia de que o motorista está devidamente habilitado para a prestação do serviço.
É importante que a empresa a ser contratada preencha alguns requisitos como documentação regulamentada, licença de operação, condições da frota e periodicidade de manutenção, bem como se apresenta comprovação de registros, treinamentos e capacitação de motoristas.
Confira algumas das condições que devem ser observadas para a contratação dessa modalidade de serviço:

Documentação:

  1. Certifique-se que a empresa está devidamente registrada nas agências reguladoras. No caso do transporte de passageiros são: DETRAN (a nível estadual) e ANTT (a nível nacional).

Verifique, também, se a empresa de ônibus possui registro e autorização para operar fretamento. A Autorização para Transporte Fretado (ATF), intermunicipal e metropolitano, obtida junto ao Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais – DEER é a autorização necessária para a realização do transporte remunerado de pessoas (escolares, estudantes, funcionários, grupos de pessoas e tratamento de saúde fora do domicílio)

  1. Verifique a apólice de seguro dos veículos.
  2. Peça para verificar os laudos de inspeção técnica e vistorias obrigatórias.
  3. Para cada tipo de viagem as agências reguladoras emitem uma licença de operação. Essa licença é obrigatória e deverá estar acompanhada de relação de passageiros com nome completo + RG. Solicite ao motorista uma conferência no documento antes de embarcar.

Frota:

1- Verifique se a frota é própria ou terceirizada.

2 – Analise, a forma que é feita a manutenção.

3 – Sempre que possível, vá antes da viagem à garagem da empresa e verifique o ônibus que vai ser usado. Observe as condições do ônibus: pneus, lataria, parte interior (sanitários, presença de cintos de segurança em cada uma das poltronas).

  1. Pergunte se o veículo está com o kit de manutenção completo (ferramentas, step, macaco, etc.

Funcionários:

1 – Observe se os motoristas estão devidamente registrados e treinados.

2 – Solicite na empresa a ficha geral do motorista (ou motoristas) que conduzirá o veículo: CTPS, Carteira Nacional de Habilitação (própria para ônibus “D” ou “E”), exames médicos periódico e curso para transporte de passageiro.

Lembre-se que viagem curta não é sinal de que possa ser feita com qualquer ônibus; acidentes podem acontecer a qualquer momento.

A observação desses itens evita eventuais transtornos e oferece maior garantia de segurança para as viagens.

Precisa contratar um transporte fretado?
Entre em contato com a Transponteio e solicite uma cotação!
Somos uma empresa credenciada para atender a sua demanda, com segurança, pontualidade, cortesia e profissionalismo.

Fale Conosco